Cerca de 60% da composição corporal humana é feita de água.
Presente em todas as reações químicas que ocorrem em nosso organismo, ela dá forma e compõe a estrutura das células. Regula a temperatura corporal e auxilia no transporte de oxigênio e nutrientes. A hidratação é de extrema importância para todos os seres humanos, independente da faixa etária, sexo e biotipo físico .Ela mantém o corpo saudável, evita lesões e doenças mais graves.
Estima-se que a perda corporal de 10% de água provoca danos graves e, 20% pode levar à morte. Assim como o oxigênio que nunca pode faltar aos tecidos, a água chega a ser quase tão importante quanto para todos nós.
Perigos da desidratação, em especial em idosos
Com o avanço da idade, o índice de água no organismo diminui drasticamente, podendo chegar a 50%, fazendo com que a desidratação em idosos ocorra mais rápida e facilmente do que se pode imaginar. Estudos apontam que a falta de água no organismo é o grande vilão que provoca a confusão mental, sintoma muito comum nessa faixa etária e que às vezes acaba sendo confundido com outras doenças e, também, queda da pressão arterial, aceleração dos batimentos cardíacos e dor no peito.
O que fazer?
Para idosos : a família e os cuidadores devem sempre observar e incentivar a ingestão de água. Deixe plaquinhas: "BEBA ÁGUA", próximo a geladeiras, bebedouros, etc. Sempre ofereça não só água, mas também sucos ou bebidas que sejam saudáveis.
Para todos, idosos ou não: Não espere estar com sede para beber água.
Beba água e ofereça água a todos à sua volta!
Beber água é prevenir doenças!
Por que não deixar a água com um sabor suave, utilizando limão, laranja, maçã, gengibre, hortelã, manjericão ou as ervas, frutas e legumes de sua preferência.
Beba água.
Por Prof. Jair Montanari
Comments